Seguidores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Para os mais curiosos...

O Universo - Constelações

O Universo - Luas

O Universo - Segredos do Sol
 

Se não conseguir assistir aos vídeos no blog, assista-os no Youtube. Basta clicar na palavra Youtube (canto inferior dos vídeos).

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Objetos do Sistema Solar e Fases da Lua


Objetos do Sistema solar

A Terra faz parte da família de planetas do Sol, conhecida como Sistema Solar. Os objetos do sistema solar são conhecidos como corpos celestes: planetas, satélites, estrelas e cometas.

Planetas, Satélites, Cometas e Estrelas

Planetas: São astros iluminados pelo Sol (pois não possuem luz própria, como as estrelas) que giram ao redor do Sol.

Planetas Telúricos: São densos, têm uma composição rochosa e não têm anéis. São compostos principalmente por minerais, como o silicato, que forma o manto e a crosta desses planetas, e metais, como o ferro e o níquel, que formam os núcleos destes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.



Planetas Gasosos: Estes planetas são corpos compostos maioritariamente por gases (Hidrogénio, Hélio, Metano) possuindo um pequeno núcleo sólido rochoso no seu interior. Existem quatro: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.



Planetas anões: Um planeta anão orbita em volta do Sol, porém, não tem uma órbita desimpedida, orbitando juntamente com milhares de outros pequenos corpos celestes. Hoje, Plutão, Ceres, Éris, Makemake e Haumea são considerados planetas anões.



Satélites: São corpos celestes que vagam no espaço ao redor de outros, o exemplo mais comum de satélite natural é a Lua, que gira ao redor da Terra.


Planetas e número de satélites: Mercúrio (0) Vênus (0) Terra (1) Marte (2) Júpiter (16) Saturno (18) Urano (15) Netuno (8).
  
Estrelas: São corpos celestes luminosos formados de plasma e gases quentes que emitem radiação eletromagnética, em especial a luz, como resultado das reações que ocorrem em seu interior. 

A temperatura de cada uma está intimamente relacionada com a sua coloração. Estrelas mudam de cor com a idade. As estrelas azuladas, por exemplo, são as mais quentes e as mais frias são mais avermelhadas.

Cometa: é um corpo menor do sistema solar que orbita o Sol. Quando se aproxima do Sol, um cometa passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar sobre o núcleo cometário. Os núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de alguns quilômetros até algumas dezenas de quilômetros.

As estrelas cadentes não são estrelas, e sim 'faíscas' de choques entre meteoritos no Espaço que resultam em feixes de luz, que ficam vagando no céu e nos dão impressão de que é uma estrela caindo.


FASES DA LUA

Leia a História em Quadrinhos (HQ) “Mazim e sua Turma – As fases da Lua” para realizar as atividades abaixo:

1 – Escreva um texto, no seu caderno, explicando de que maneira ocorrem as fases da Lua.
2 – Após explicar, em seu caderno, complete (também em seu caderno) o esquema abaixo escrevendo o nome de cada Fase da Lua e desenhando-a corretamente.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MITOS DA CRIAÇÃO

O universo sempre existiu ou teve um começo? Se teve um começo, o que existia antes? Por que o Universo é assim? Terá um fim?

     O Mito, a Filosofia, a Religião e o Conhecimento, através das Ciências, sempre buscaram dar uma resposta às questões anteriormente levantadas. A busca de resposta para esse tipo de indagação sempre foi uma das preocupações do pensamento humano.
     Ao longo da história da Humanidade tem-se feito um grande esforço para descobrir de onde veio tudo que existe e compreender a organização do Universo. Para podermos avaliar o momento atual de nosso conhecimento temos que entender todas as fases pelas quais já passou o pensamento humano, e não podemos nos limitar às pesquisas mais recentes, nem apenas à ciência. Temos que recorrer ao passado mais distante possível e acompanhar a grandiosa aventura intelectual da Humanidade. Em algum momento de sua história, todas as civilizações se fizeram as mesmas perguntas e cada um teve sua própria cosmologia, sua interpretação de como se fez o Universo e como ele evolui.
     Todos os povos contaram com a mesma base: o movimento visível do Sol, da Lua, das estrelas e dos planetas. Todos observaram o mesmo céu, mas as relações que estabeleceram entre suas observações e as características do lugar onde viviam deram origem a diferentes concepções do Universo, muitas delas convertendo-se em Mitos. 
     Os Mitos são a primeira forma que o Homem teve para explicar os fenômenos astronômicos e refletem uma vontade de encontrar explicações para os fenômenos astronômicos e refletem uma vontade de encontrar explicações para os fenômenos naturais. Esse desejo inerente ao homem é o mesmo que o tem levado a descobrir os princípios científicos que relacionam os objetos celestes, explicando sua origem, inclusive da Terra.
     Mais do que nenhuma outra área, as teorias sobre a origem são tradicionalmente polêmicas e apresentam intensas implicações sociais. O que se sabe da origem do mundo, da vida, da Humanidade influencia nas atitudes e nos comportamentos. A crença de cada uma altera, às vezes, os juízos, chegando até o ponto de provocar resistências persistentes. Como se diz o provérbio: “Tudo é conforme a cor do cristal com que se olhar”. Por isso, pretender possuir uma teoria da criação significaria poder relacionar algo (o Universo) com nada e isso não está ao alcance do modo de proceder científico. Nossas pretensões são mais modestas.

OBJETIVO: Apropriar-se da história da Astronomia.
ATIVIDADE: Assita aos vídeos abaixo que tratam de 4 Mitos de criação - Nórdica, Grega, Yorubá e Mitos da América Latina. Em seguida, anote em seu CADERNO um pequeno RESUMO de cada vídeo para discutirmos em sala.

                                                                  Mitologia Nórdica

                                                                 Mitologia Grega

                                                                   Mitologia Yorubá

                                                          Mitos da América Latina


ATENÇÃO! Os vídeos abaixo não são para resumo, são apenas para que assistam e conheçam um pouco mais sobre a história da Astronomia e da Gravitação.


                                                                             Parte 1


                                                                         Parte 2




quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Por que me tornei um Físico?

Bem-vindo. E parabéns! Estou encantado com seu sucesso. Chegar aqui não foi fácil, eu sei. Na verdade, suspeito que foi um pouco mais difícil do que você imagina.  Para início de conversa, para você estar aqui agora, trilhões de átomos agitados tiveram de se reunir de uma maneira intricada e intrigantemente providencial a fim de criá-lo. É uma organização tão especializada e particular que nunca antes foi tentada e só existirá desta vez. Nos próximos anos (esperamos), essas partículas minúsculas se dedicarão totalmente aos bilhões de esforços jeitosos e cooperativos necessários para mantê-lo intacto e deixá-lo experimentar o estado agradabilíssimo, mas ao qual não damos o devido valor, conhecido como existência. (Breve História de Quase Tudo - Bill Bryson)


Sejam tod@s bem vind@s ao nosso espaço de interação extra-classe!


TURMAS DA 1ª SÉRIE
Nesta primeira atividade do ano, vocês deverão postar aqui o que vocês compreenderam dos textos lidos em sala a respeito de diversos físicos. Todos contam de que maneira surgiu o interesse pela Física. 
Não esqueçam de colocar a sua Turma e seu Nome, ok?

Objetivo: Avaliar a capacidade de síntese e argumentação a partir da leitura de textos relacionados à Física.