Seguidores

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CENTRO DE MASSA X CENTRO DE GRAVIDADE



Pássaro Equilibrista

O princípio físico do "Pássaro Equilibrista" é bastante simples. Para começar a se divertir com ele basta colocar a ponta de seu bico no suporte que vem junto com ele, ou na ponta do dedo, o chamado ponto de apoio. Podemos dar leves toques para baixo nas pontas das asas, fazendo com que o pássaro oscile em torno do seu ponto de equilíbrio sem cair, ou também podemos fazê-lo girar em torno do ponto de equilíbrio na horizontal.

Por quê o pássaro não cai? O princípio físico é bastante simples, quando apoiamos o pássaro no ponto de apoio, ele fica em equilíbrio devido ao contrapeso que existe nas extremidades das asas, que tem a função de deslocar o centro de massa do pássaro, que é a posição média de toda a massa que constitui o corpo, para baixo do ponto de apoio. Por isso temos um equilíbrio estável do pássaro, que o não o deixa cair.



A Física do Cotidiano - Porque o João Bobo não permanece caído?


João Bobo, também conhecido como João-teimoso, é aquele brinquedo inflável, de base arredondada, que não importa o quanto batemos, socamos, golpeamos, ele nunca permanece caído, retornando sempre à posição vertical. A explicação para esse fenômeno é o baixo centro de gravidade, próximo da base arredondada.
 O centro de gravidade de um corpo, também chamado de baricentro, é um ponto hipotético onde estaria concentrado todo o seu peso. A localização desse centro depende da distribuição de massa do corpo. Quando apoiado sobre esse ponto, o corpo fica perfeitamente em equilíbrio. No caso do João Bobo, existe uma grande massa, em geral chumbo, na parte de baixo do brinquedo, fazendo com que seu centro de gravidade esteja bem embaixo. Portanto, quando ele está na posição vertical, que é a posição preferencial dele, ele está em equilíbrio estável, conforme mostra a figura abaixo, onde a circunferência representa o corpo do João bobo, o ponto preto representa o chumbo, e “CG” localiza o centro de gravidade do brinquedo.

Quando um corpo está em equilíbrio estável, qualquer perturbação que ele venha a sofrer vai fazê-lo oscilar ao redor da posição preferencial. Assim, quando damos um soco no brinquedo, estamos aplicando uma força sobre ele, essa força é a perturbação que o João Bobo sofre. Como a configuração inicial dele era um equilíbrio estável, sendo a posição preferencial a vertical, ao invés de tombar, o João Bobo oscila, com o objetivo de retornar à posição inicial, como mostra o esquema abaixo.

Esse mesmo mecanismo bastante simples é utilizado para dar estabilidade aos navios, fazendo com que eles não tombem para o lado, igual ao João Bobo.



Começou o 4º bimestre!



CONTEÚDOS:
  1. Estática
  2. Hidrostática

OBJETIVOS:
1.    Discutir o conceito de equilíbrio estático.
2.    Diferenciar centro de massa (CM) do centro de gravidade (CG).
3.    Definir e calcular torques de uma força em relação a um determinado ponto.
4.    Comparar Quantidade de Movimento Linear e Quantidade de Movimento Angular.
5.    Compreender o conceito de fluido, densidade e pressão.
6.    Definir e calcular Pressão.
7.    Compreender o Princípio de Pascal.
8.    Compreender Empuxo e o Princípio de Arquimedes.

DIVISÃO DOS PONTOS – 4º bimestre:
1,0 – Frequência e participação
1,0 – Vistos
2,0 – Trabalho 1 (a definir)
2,0 – Trabalho 2 (a definir)
4,0 – Simulado
  
ESTUDO DIRIGIDO DE INICIAÇÃO DO CONTEÚDO – ESTÁTICA (p.110)

1) Como funciona um dinamômetro e o que ele mede?
2) O que é uma deformação (em física) e o que ela nos fornece?
3) Explique o que é força elástica e qual sua equação.
4) Qual a diferença entre dinamômetro e balança?
5) O que é equilíbrio estático?
6) O que é Centro de Gravidade?
7) Como determinar o Centro de Gravidade de um objeto?
8) Em que situação um corpo fica em equilíbrio estático?