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2ª Série

Ondulatória
Vídeo que apresenta o conteúdo do bimestre - apresentado em sala.


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Iniciando o 4º bimestre!



CONTEÚDOS:
  1. Ondulatória
  2. Acústica


OBJETIVOS:

  1. Discutir a luz enquanto partícula e enquanto onda.
  2. Compreender as propriedades de uma onda periódica.
  3. Compreender o fenômeno da difração.
  4. Compreender o fenômeno da interferência.
  5. Compreender o fenômeno da polarização.
  6. Compreender o fenômeno da refração.
  7. Discutir a velocidade da luz na refração.
  8. Discutir a velocidade e a qualidade do som
  9. Compreender o efeito doppler
  10. Discutir o funcionamento dos instrumentos musicais
  11. Compreender o funcionamento do ouvido e da audição humana.


DIVISÃO DOS PONTOS – 4º bimestre:
1,0 – Frequência e participação
1,0 – Vistos
2,0 – Trabalho 1 (a definir)
2,0 – Trabalho 2 (a definir)
4,0 – Simulado

ESTUDO DIRIGIDO DE INICIAÇÃO DO CONTEÚDO
Ondulatória – Capítulo 7
Vale o 1º visto!

Ler o texto que se inicia na página 169 e, em seguida, responder as questões da página 170.


 4º bimestre - Atividade (0,5 pt)
Texto e Interpretação – p. 188
Luz: onda ou partícula?

Atividade: fazer um breve resumo (10 linhas, no mínimo) do texto que se inicia na página 188 e responder as 5 questões da página 190.

INDIVIDUAL!
VALOR: 0,5
 



3º Bimestre 




Conteúdo da prova bimestral

Turmas: 2302, 2303, 2304, 2306, 2801

Espelho plano
è Propriedades básicas
è Cálculo da câmara escura
è Cálculo dos ângulos de incidência e de reflexão (Leis da reflexão)
è Cálculo da associação de espelhos planos

Formação de imagens em espelhos esféricos

Conceitos básicos sobre óptica: sombra, penumbra, meios de propagação, propriedades da óptica geométrica.

Bons estudos!





Últimas atividades: Refração, Lentes e formação de imagens e 
Instrumentos Ópicos.







VÍDEO-RESUMO SOBRE O CONTEÚDO DO 3º BIMESTRE


Conteúdos:
  • Luz, visão e fenômenos luminosos.
  • Instrumentos ópticos.

Objetivos:
  • Compreender as propriedades da luz.
  • Identificar os meios transparentes, translúcidos e opacos.
  • Diferenciar sombra de penumbra; fontes luminosas.
  • Compreender a explicação física para os eclipses.
  • Discutir o que é a cor, em física.
  • Apropriar-se das Leis da Reflexão.
  • Compreender e formar imagens em espelhos planos e em espelhos esféricos.
  • Compreender o funcionamento do olho humano e os problemas de visão.
  • Identificar os fenômenos luminosos a partir de fatos cotidianos.
  • Compreender e matematizar imagens obtidas pela Refração e pela Reflexão.
  • Compreender a Polarização e a Dispersão.
  • Compreender e matematizar a Difração.
  • Discutir e compreender o funcionamento de alguns instrumentos ópticos.

OUTROS VÍDEOS





Trabalho 3º bimestre – 2302, 2303, 2304, 2306 e 2801.

Problemas visuais

Grupos de até 05 pessoas para ser apresentado em data já definida com a turma.
Valor: 2,0 pontos
Avaliação: estética dos slides, conteúdo e apresentação (individual).

Cada grupo deverá:
A) Pesquisar sobre o olho humano (como é constituído e para quê serve cada uma de suas partes).
B) Pesquisar sobre os problemas visuais (quais são, como/porque ocorrem e quais as possíveis correções).
C) Apresentar dados estatísticos (gráfico, quantidade e porcentagens) a partir da entrevista de, no mínimo, 10 pessoas externas ao grupo.

Até as apresentações!



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VÍDEO SOBRE MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA


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TRABALHO- 2º BIMESTRE


1ª Lei da Termodinâmica / 2ª Lei da Termodinâmica / Entropia

Orientações:
  • Valor: 2,0 pontos (2306 – 3,0 pontos);
  • Grupo de até 7 pessoas;
  • Produção de um vídeo de até 5 minutos contemplando o conteúdo (1,5);
  • Entrega de resumo de, no máximo, 2 páginas sobre o conteúdo apresentado (0,5);
  • O resumo deve estar formatado da seguinte forma:
    • Título do trabalho, nome dos integrantes, turma, da professora e data;
    • Alinhamento: Justificado;
    • Fonte: Arial;
    • Tamanho: 10;
    • Margem superior e esquerda: 3 cm / Margem inferior e direita: 2 cm.

Data de apresentação dos vídeos e entrega do resumo de cada grupo:
*  2302 e 2306 à 22 de junho (sexta-feira)
*  2303, 2304 e 2801 à 25 de junho (segunda-feira)

Tópicos a serem abordados no vídeo:
*  Introdução
*  Breve histórico da Conservação de Energia
*  Listar as principais transformações de energia que conhecemos no nosso dia-a-dia, qual o equipamento ou processo responsável pela transformação listada;
*  Definir a 1ª Lei da Termodinâmica e o ciclo de Carnot;
*  Definir a 2ª Lei da Termodinâmica e o conceito de entropia;
*  Contextualizar 1ª e 2ª Leis;
*  Relacionar o conceito de entropia à degradação ambiental;
*  Identificação do grupo, turma, professora e escola.

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Atividade avaliativa sobre Dilatação Térmica
Valor: 1,2
Grupo de até 6 alun@s.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS e IMPRIMI-LAS
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2º bimestre - início 02/05/2012

Dilatação Térmica
Objetivos:
1.1 Compreender o processo de dilatação térmica em sólidos e líquidos.
1.2 Calcular as dilatações linear, superficial e volumétrica em sólidos.
1.3 Discutir o caráter anômalo da água.
1.4 Compreender a dilatação gasosa.


Máquinas Térmicas
Objetivos:
2.1 Compreender o que é uma máquina térmica.
2.2 Compreender as etapas de funcionamento de um motor.
2.3 Apreender e calcular os tipos de transformações gasosas (isobárica, isovolumétrica, isotérmica e adiabática).
2.4 Interpretar os gráficos das transformações gasosas.
2.5 Discutir e compreender a 1ª Lei da termodinâmica.
2.6 Discutir e compreender a 2ª Lei da termodinâmica.
2.7 Discutir a questão da entropia.
2.8 Compreender e interpretar o ciclo de Carnot.


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Conteúdo para a prova bimestral

Turmas 2801, 2302, 2303, 2304 e 2306.

  • Como funciona o termômetro?
  • Conversão de escalas termométricas (Célsius, Fahrenheit e Kelvin)
  • Diferença entre calor e temperatura.
  • Processos de transferência de calor (condensação, irradiação e convecção).
  • Capacidade Térmica (conceitos e equações)
  • Calor específico (conceitos e equações)
  • Calor Latente (conceitos e equações)
  • Calor Sensível (conceitos e equações)
  • Evaporação X Ebulição

Exercícios de Fixação e Aprofundamento

1)     Em certo instante a temperatura de um corpo, medida na escala Kelvin, foi de 300 K. Decorrido um certo tempo, mediu-se a temperatura desse mesmo corpo e o termômetro indicou 68°F. A variação de temperatura sofrida pelo corpo, medida na escala Celsius, foi de:

a) -32°C            b) -5°C             c) -7 °C             d) 212°C           e) 368 °C

2)     Um turista, ao descer no aeroporto de Londres, observa que o valor da temperatura indicada por um termômetro graduado na escala Fahrenheit supera em 40 o valor da indicação de outro termômetro graduado na escala Celsius. A temperatura em Londres era de:

a) 10ºC             b) 14ºC             c) 20ºC             d) 24ºC             e) 28ºC

3)     Na imprensa americana, certamente a informação inicial de que a temperatura na cidade de São Paulo aumentou em 2ºC teria a seguinte citação, em graus Fahrenheit:

a) 0,9.              b) 1,8.              c) 2,4.              d ) 3,6.                         e ) 4,5.


4)     Numa garrafa térmica há 100 g de leite à temperatura de 90°C. Nessa garrafa são adicionados 20 g de café solúvel à temperatura de 20°C. O calor específico do café vale 0,5 cal/(g°C) e o do leite vale 0,6 cal/(g°C). A temperatura final do café com leite é de:

a) 80°C.            b) 42°C.            c) 50°C.            d) 60°C.            e) 67°C.

5)     Com o objetivo de melhorar de uma contusão, um atleta envolve sua coxa com uma bolsa com 500 g de água gelada a 0 °C. Depois de transcorridos 30 min, a temperatura da bolsa de água atinge 18 °C. Supondo que todo o calor absorvido pela água veio da coxa do atleta, calcule a perda média de calor por unidade de tempo, em cal/s.

a) 1                  b) 2                  c) 3                  d) 4                  e) 5


6)     Na aula de Física, o professor entrega aos estudantes um gráfico da variação da temperatura (em °C) em função do calor fornecido (em calorias). Esse gráfico, apresentado a seguir, é referente a um experimento em que foram aquecidos 100 g de gelo, inicialmente a -20°C, sob pressão atmosférica constante. Em seguida, o professor solicita que os alunos respondam algumas questões. Auxilie o professor na elaboração do gabarito correto, calculando, a partir das informações dadas,

a) o calor específico do gelo;
b) o calor latente de fusão do gelo;
c) a capacidade térmica da quantidade de água resultante da fusão do gelo.



Gabarito: 1-C, 2-A, 3-D, 4-A, 5-E, 6- a) 0,5cal/gºC, b) 80cal/g, c) 100cal/ºC.
 

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Calor Latente (detalhado)



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Capacidade Térmica X Calor Específico

Todos os objetos, quando recebem a mesma quantidade de energia, sofrem a mesma variação de temperatura? Sim/Não + Por quê. 

Para responder a esta pergunta leia o livro da página 41 até a página 43. Também, assista ao vídeo abaixo.


Agora que respondeu à primeira pergunta, responda as que estão listadas abaixo.
Todos os objetos, quando recebem a mesma quantidade de energia, sofrem a mesma variação de temperatura? Sim/Não + Por quê. 
R.: Não. Na verdade depende do material (calor específico), da quantidade de calor recebido/cedido, da quantidade de matéria a ser aquecida/resfriada.

Defina e diferencie: Capacidade Térmica e Calor Específico.
R.: Capacidade térmica é o calor necessário para elevar em uma unidade a temperatura de um corpo (cal/°C). Calor específico é o calor necessário para elevar em uma unidade a temperatura de um grama (g) de um corpo (cal/g.°C).

Qual é a unidade de energia no S.I.? 
R.: joule (J)

Como converter calorias em joules?
R.: 1 cal ~ 4,2 J.

Por que nos termômetros há mercúrio e não água?
R.: Porque o calor específico do mercúrio é bem menor que o da água, ou seja, precisa de um calor/uma energia bem menor para elevar em uma unidade a temperatura de um grama da substância.

Por que o deserto é muito quente de dia e muito frio à noite?
R.: Porque tem pouca água armazenada, uma vez que é a água que favorece a estabilidade climática ao exigir mais calor para variar sua temperatura.

De que maneira podemos perceber que houve transferência de energia e quantificar isto?
R.: Observando a massa do objeto (alterações em seu volume) e seu calor específico. Podemos quantificar pela expressão ΔQ (energia recebida/cedida na forma de calor) =C (capacidade térmica).ΔT (variação da temperatura - kelvin).

Qual a relação entre capacidade térmica e variação de temperatura de um objeto?
R.: Quanto maior a capacidade térmica (massa do objeto e calor específico), menor é sua variação de temperatura.

Cite o princípio da conservação da energia.
R.: A quantidade de energia cedida pelos sistemas deve ser igual à quantidade de energia recebida. (ΔQcedida + ΔQrecebida = 0 à ΔQcedida = ΔQrecebida)

Qual é a expressão matemática para o calor específico? 
R.:                   c = C/m          ou        c= ΔQ/m. ΔT            ou       ΔQ = m. c. ΔT

Qual a relação matemática entre calor específico e capacidade térmica? 
R.: c = C/m

Como funciona o calorímetro? Qual sua função?
R.: O calorímetro tem a função de isolante térmico para reduzir a perda de calor para o ambiente quando queremos descobrir a temperatura de equilíbrio entre misturas de massas diferentes.
 Calor Sensível X Calor Latente


1.Defina e diferencie: Calor Sensível e Calor Latente.
R.: Calor sensível - quantidade de calor necessário para variar a temperatura.
Calor latente - quantidade de calor necessário para provocar mudança de estado.

2.O gelo se funde à mesma temperatura em que a água se solidifica? 
R.: Se a pressão for de 1 atm, sim.
3.Sempre que fornecemos energia para um objeto, sua temperatura aumenta? Sim/Não + Por quê.
R.: Depende do tipo de energia: calor sensível ou calor latente.
4.Defina e compare: Calor Latente de Fusão e Calor Latente de Solidificação.
R.: CL de solidificação - cede calor ao se solidificar.
CL de Fusão - recebe calor para se fundir.
5.Qual a relação entre a pureza das substâncias e seu ponto de fusão?
R.: Substâncias puras têm ponto de fusão bem definidos, substâncias amorfas não.
6.Quando fervemos a água surgem bolhas. De onde vêm essas bolhas?
R.: São vapor d'água devido ao rompimento das pontes de hidrogênio.
7.Defina e diferencie: Vaporização por Ebulição e Vaporização por Evaporação.
R.: Mudança de estado líquido para o gasoso de modo turbulento (Ebulição); Mudança lenta de estado e a qualquer temperatura (Evaporação).
8.Por que sentimos frio quando saímos da piscina?
R.: Porque nosso corpo cede energia para que a água sobre a pele evapore.
9.Por que a roupa no varal seca mais rápido quando há vento?
R.: A velocidade de evaporação aumenta.

10.O que é sublimação?
R.: Situação em que a substância passa do estado sólido direto para o gasoso.
11. Defina e compare: Calor Latente de Ebulição e Calor Latente de Condensação.
R.: Le - quantidade de energia cedida por grama necessária para mudar o estado físico de determinada substância.
Lc - quantidade de energia recebida para o mudar o estado físico de 1 g de cera substância.

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Atividade Interdisciplinar - Termologia
E quem foi que disse que a Física não poderia explicar algumas coisas do corpo humano?
Nesta primeira aula sobre termologia, discutimos a questão do controle da temperatura corporal quando se está praticando alguma atividade física a partir da leitura do artigo da revista Física na Escola, v.9, n.2, 2008 - Temperatura do corpo humano durante a atividade física. Abaixo, estão algumas respostas dadas por vocês, estudantes da 2ª série.
Como o corpo humano mantém a sua temperatura durante a atividade física?





 "Todo aquele que se dedica ao estudo da ciência chega a convencer-se de que nas leis do Universo se manifesta um Espírito sumamente superior ao do homem, e perante o qual nós, com os nossos poderes limitados, devemos humilhar-nos." (Albert Einstein)

5 comentários:

  1. Turma: 2306

    “O modo mais conhecido é através da transpiração, ao praticar um exercício físico a temperatura do corpo sobe e para manter sua temperatura uma parte da umidade da pele evapora, produzindo assim o suor. Além dessa forma existe também a transferência de calor por condução e a irradiação, pois além de irradiar o corpo absorve. O IMC de uma pessoa se for normal não faz diferença na evolução da temperatura.” Daniel

    “Bom, nós humanos somos bem engraçados se fizermos exercícios físicos e suarmos nossa mão fica fria, se ficamos nervosos fica fria também às vezes quente, podemos notar também que nossos batimentos cardíacos aumentam, nós nos adaptamos a qualquer temperatura. Bem, quando estamos praticando algum exercício físico nosso organismo fica em constante atividade e o calor produzido nos músculos é transferido para as outras partes do corpo, assim mantendo sua temperatura corpórea. Nosso corpo troca de temperatura dependendo do ambiente em que estamos e da atividade física que estamos praticando, por isso ocorre o processo de distribuição de temperatura para os diferentes órgãos e sistemas.” Maria José A.B.

    Turma: 2801

    “A temperatura corporal do ser humano é em torno de 36,5 °C, ou seja, homeotérmico, pois não há grande variação disto. Durante a atividade física o corpo tem que usar de alguns meios para manter tal temperatura. Um desses meios que o corpo utiliza é o suor, pois quando a pele atinge uma temperatura de cerca de 37 °C, suamos. Há também o modo de condução, ou seja, o calor é transferido através da pele, de molécula a molécula, e aquece o ar a sua volta. Também o corpo irradia energia na forma de ondas eletromagnéticas.” Eduardo Costa

    “Eu entendi que o corpo humano mantém sua temperatura durante a atividade física, quando a pessoa transpira, porque ela faz a vaporização da água para tirar o calor do corpo. Mesmo se a pessoa estiver com a atividade física muito intensa a transpiração consegue estabilizar sua temperatura, foi isso o que eu entendi.” Andressa Cristina

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  2. Turma: 2302

    “O ser humano consegue manter a temperatura do seu corpo, na faixa de 36,5 °C, mesmo com as diferenças de temperatura do ambiente. Quando o corpo não está em repouso, como por exemplo, no instante em que uma pessoa anda de bicicleta, o calor interno aumenta, então o corpo encontra uma forma de liberá-lo, transfere o mesmo pelo o organismo e o organismo transfere para o meio ambiente, através das transpirações. Por isso que o corpo humano consegue manter a sua temperatura de 36,5 °C.” Julia R.R.

    “O corpo humano consegue manter a sua temperatura porque ele é homeotérmico. Quando a pessoa está fazendo algum tipo de exercício físico a velocidade da produção de calor aumenta aí o calor se transfere através da circulação do sangue para dentro do organismo, a temperatura vai se acumulando desencadeando reflexos fisiológicos que promovem uma transferência de calor de dentro para fora (pele) que é deslocado para o meio ambiente.” João Naziozeno.

    Turma 2304

    “O corpo humano troca calor com o ambiente através dos processos de condução, irradiação e transpiração. A transpiração é a ferramenta básica do organismo para a manutenção de uma temperatura corporal aproximadamente diário. Ele acontece quando a temperatura externa é maior do que a temperatura corporal e quando o calor é gerado internamente por causa da realização das atividades físicas, acontece um aumento da taxa com que o corpo perde calor para o ambiente. Observaram que não só aumentou a temperatura do corpo com a intensidade física feita por uma pessoa, mas também a relação entre a frequência cardíaca e a temperatura destacando uma defasagem que ocorre na diminuição delas.” Gabriela V.

    “O ser humano possui uma capacidade de manter o equilíbrio de temperatura no corpo, até mesmo ocorrendo variações no ambiente em que ele se encontra. Quando uma pessoa pratica exercícios, no corpo humano ocorre uma troca de calor com o ambiente, através da condução, irradiação e transpiração, mantendo equilíbrio de calor.” Maurício P.S.

    Turma 2303

    “A energia liberada pelo funcionamento normal dos órgãos internos e pelos músculos durante a atividade física, a transferência de calor por condução ocorre na medida em que o corpo, a temperatura maior do que o ambiente transfere energia através da pele e aquece o ar a sua volta.” Aessa

    “Para manter a temperatura, o corpo utiliza três mecanismos: condução, irradiação e transpiração. Assim, o calor é espalhado pelo corpo através da corrente sanguínea e é repassado para a pele, que dispersa essa calor para o ar. E para manter a temperatura da pele, e fazer com que o calor se disperse mais facilmente, o corpo transpira.” Aurélio R.C.

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  3. " A nossa temperatura não fica estabilizada o dia inteiro ela sobe a tarde às 17:00 ou 18:00 e vai caindo de madrugada.Então quando realizamos algum exercício físico é necessário que três mecanismos:radiação( que é a troca de calor entre o corpo e os outros corpos materiais através de emissões radioativas) condução(que é o calor transferido entre o corpo e os objetos (vestimentas) através do contato físico direto. Normalmente é pequeno devido à baixa condutibilidade das vestimentas e através da transpiração (suor).Por isso é necessário que elas ocorram para estabilizar ou torna a nossa temperatura sempre equilibrada".Jéssica Caroline.

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    1. Boa sua resposta, Jéssica. Não apenas nossa temperatura cai no final do dia, geralmente, nossa pressão também. Por isso sentimos sono à noite... Abraços!

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  4. Achei um site que você vai gostar, e um sistema solar online em 3d, estrelar entre outros http://www.solarsystemscope.com/ passa lá- Gabriel 2303

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