Seguidores

PAS UnB

 Este será o nosso espaço para discutir e compartilhar conhecimentos!
Juntos, somos mais fortes e podemos chegar mais longe!

*****************************************************
Encontro do dia 10/10/12
Foram entregues duas listas de exercícios de Física (1ª etapa e 2ª etapa). Após terminar de resolvê-los, vocês deverão solicitar os gabaritos. Sugestão: correção no próximo encontro.



*****************************************************
Encontro do dia 03/10/12
Neste encontro foi proposta a produção de uma redação em língua portuguesa a partir da prova do Subprograma 2008 - 3ª etapa. Os textos produzidos devem ser repassados à professora Patrícia.

*****************************************************
Encontro do dia 29/08/12
Neste encontro foi proposta uma discussão inicial sobre Diversidade Socioambiental. Após ler o texto introdutório, fazer a atividade descrita em seguida.



Descrição da atividade: Discussão e análise inicial da obra “Almanaque Brasil Socioambiental”, por meio do tema abordado no começo da obra – DIVERSIDADE SOCIOAMBIENTAL.

Metodologia
Serão distribuídos aos alunos cópias do texto inicial “Diversidade Socioambiental” para que seja feita uma leitura silenciosa. Ao longo da leitura, os alunos irão anotando as palavras desconhecidas para pesquisar no dicionário, enriquecendo assim o vocabulário e apropriando-se de termos próprios do discurso sobre a diversidade socioambiental em suas diferentes faces. Os alunos deverão atentar para temas discutidos no texto de forma velada ou não: Consumismo, 2º Lei da Termodinâmica, Entropia, Desenvolvimento Sustentável, Capitalismo, O ser humano no mundo.

Produção dos alunos
Como produção final, os alunos deverão entregar a lista de palavras pesquisadas com suas definições e uma produção textual argumentativa (mínimo 20 linhas) versando sobre o que entenderam a respeito da Diversidade Socioambiental. Esta produção não poderá conter cópias do texto original.


*****************************************************
Encontro do dia 16/05/2012
Neste encontro foi realizada a aula de redação com a professora Patrícia. Em seguida, continuamos a resolução das provas Moreia (1ª etapa) e Itaipu (2ª etapa), porém na biblioteca da escola. A mudança de local visa a inserção do vestibulando no ambiente da biblioteca e a vivência da pesquisa bibliográfica durante o estudo para o vestibular. Neste dia, os vestibulandos foram divididos de acordo com sua etapa e resolveram os exercícios em grupo, com o auxílio das professoras.

*****************************************************
Encontro do dia 09/05/2012
Neste encontro foi realizada a aula de redação com a professora Patrícia. Em seguida, foi iniciada a resolução das provas Moreia (1ª etapa) e Itaipu (2ª etapa) no auditório da escola.

*****************************************************
Encontro do dia 02/05/2012
Neste encontro foi realizada a aula de redação com a professora Patrícia. Em seguida, foram apresentadas dicas de como planejar sua redação a partir de vídeos do site Descomplica. 
Ainda neste dia assistiu-se a um vídeo de filosofia em que foram abordados diversos filósofos a partir de entrevista com Paulo Ghiraldelli: Descartes, Kant, Schopenhauer, Marx, Nietzche e Wittgeinstein. Durante o vídeo foram feitas discussões a partir da teoria de cada filósofo, contextualizações para o cotidiano, bem como um breve resumo de cada um deles. Interessados, podem pegar o vídeo com a professora Sabrinna.
Mais informações sobre Filosofia, acessem:  PORTAL BRASILEIRO DA FILOSOFIA (www.filosofia.pro.br)



***************************************************

Ilha das Flores

Atividade: faça um comentário crítico acerca do documentário!


**********************************************************
Informações iniciais

Desde o ano passado o CEM Ary Ribeiro Valadão Filho participa do PAS – Programa de Avaliação Seriada da Universidade Federal de Brasília (UnB).
O PAS é um programa que permite ao estudante ingressar no ensino superior de uma universidade pública de modo parcelado. Ao final de cada ano letivo é feita uma prova referente aos conteúdos estudados naquele ano.
A UnB faz ainda algumas exigências com relação a leituras mais críticas e ao aprofundamento filosófico e sociológico do estudante. É uma prova parecida com a prova do Enem que cobra bastante postura crítica e conhecimento geral e, não apenas, conteúdos específicos.
Neste ano, o grupo de estudos do PAS contará com dois públicos: os estudantes da 1ª etapa (1ª Série do Regular e 2º Período do Técnico) e os estudantes da 2ª etapa (2ª Série Regular). Quem não participou no ano passado da primeira etapa, poderá participar neste ano a partir da segunda etapa.
A prova da UnB acontece em três etapas, uma para cada Série do Ensino Médio. Há a possibilidade de realizar a prova em Goiânia somente para as duas primeiras etapas. A terceira e última etapa ocorre, obrigatoriamente, em Brasília. As provas ocorrem, geralmente, no mês de Dezembro.
O grupo de estudos é coordenado e acompanhado por 4 professoras de disciplinas diferentes: Português, Física, Biologia e Matemática. Algumas destas professoras também têm conhecimento acerca de Filosofia e Sociologia.
Este grupo de professoras busca trabalhar os conteúdos de modo mais crítico e menos conteudista, principalmente, enfocando as exigências da UnB com relação à leitura e compreensão de obras de cunho literário, filosófico e sociológico.
Neste ano de 2012 os encontros ainda não foram definidos em função das alterações de horário, mas em breve o serão.
Enquanto isso, solicitamos aos estudantes interessados em participar desta prova que providenciem os documentos RG e CPF, pois sem estes é impossível se inscrever.

**********************************************************


VESTIBULARES PARCELADOS

Universidade Estadual de Goiás – UEG

Núcleo de Seleção
Site: http://www.ueg.br/
Sistema de Avaliação Seriado (SAS)
Mais informações: http://www.sas.ueg.br/
Período de inscrição: agosto-setembro.
Requerimento de isenção da taxa de inscrição: agosto-setembro

                                           ***

Universidade de Brasília – UnB

CESPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília
Site: http://www.unb.br/
Programa de Avaliação Seriada (PAS) 

Mais informações: http://www.cespe.unb.br/pas/  
Período de inscrição: agosto 
Requerimento de Isenção: agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário