Ondulatória
Vídeo que apresenta o conteúdo do bimestre - apresentado em sala.
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DIVISÃO DOS PONTOS – 4º bimestre:
3º Bimestre
Últimas atividades: Refração, Lentes e formação de imagens e
Instrumentos Ópicos.
Objetivos:
OUTROS VÍDEOS
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VÍDEO SOBRE MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA
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TRABALHO- 2º BIMESTRE
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Calor Latente (detalhado)
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Atividade Interdisciplinar - Termologia
Vídeo que apresenta o conteúdo do bimestre - apresentado em sala.
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Iniciando o 4º bimestre!
CONTEÚDOS:
- Ondulatória
- Acústica
OBJETIVOS:
- Discutir a luz enquanto partícula e enquanto onda.
- Compreender as propriedades de uma onda periódica.
- Compreender o fenômeno da difração.
- Compreender o fenômeno da interferência.
- Compreender o fenômeno da polarização.
- Compreender o fenômeno da refração.
- Discutir a velocidade da luz na refração.
- Discutir a velocidade e a qualidade do som
- Compreender o efeito doppler
- Discutir o funcionamento dos instrumentos musicais
- Compreender o funcionamento do ouvido e da audição humana.
DIVISÃO DOS PONTOS – 4º bimestre:
1,0 – Frequência e participação
1,0 – Vistos
2,0 – Trabalho 1 (a definir)
2,0 – Trabalho 2 (a definir)
4,0 – Simulado
ESTUDO
DIRIGIDO DE INICIAÇÃO DO CONTEÚDO
Ondulatória –
Capítulo 7
Vale o 1º visto!
Ler o
texto que se inicia na página 169 e, em seguida, responder as questões da
página 170.
4º bimestre - Atividade (0,5 pt)
Texto e
Interpretação – p. 188
Luz: onda
ou partícula?
Atividade: fazer um breve resumo (10 linhas, no
mínimo) do texto que se inicia na página 188 e responder as 5 questões da
página 190.
INDIVIDUAL!
VALOR: 0,5
3º Bimestre
Conteúdo
da prova bimestral
Turmas: 2302, 2303, 2304, 2306, 2801
Espelho plano
è Propriedades básicas
è
Cálculo da câmara escura
è
Cálculo dos ângulos de incidência e de reflexão (Leis da reflexão)
è Cálculo da associação de
espelhos planos
Formação de imagens em espelhos esféricos
Conceitos básicos sobre óptica: sombra, penumbra, meios de
propagação, propriedades da óptica geométrica.
Bons
estudos!
Últimas atividades: Refração, Lentes e formação de imagens e
Instrumentos Ópicos.
VÍDEO-RESUMO SOBRE O CONTEÚDO DO 3º BIMESTRE
Conteúdos:
- Luz, visão e fenômenos luminosos.
- Instrumentos ópticos.
Objetivos:
- Compreender as propriedades da luz.
- Identificar os meios transparentes, translúcidos e opacos.
- Diferenciar sombra de penumbra; fontes luminosas.
- Compreender a explicação física para os eclipses.
- Discutir o que é a cor, em física.
- Apropriar-se das Leis da Reflexão.
- Compreender e formar imagens em espelhos planos e em espelhos esféricos.
- Compreender o funcionamento do olho humano e os problemas de visão.
- Identificar os fenômenos luminosos a partir de fatos cotidianos.
- Compreender e matematizar imagens obtidas pela Refração e pela Reflexão.
- Compreender a Polarização e a Dispersão.
- Compreender e matematizar a Difração.
- Discutir e compreender o funcionamento de alguns instrumentos ópticos.
OUTROS VÍDEOS
Trabalho 3º bimestre – 2302, 2303,
2304, 2306 e 2801.
Problemas visuais
Grupos de até 05 pessoas para ser
apresentado em data já definida com a turma.
Valor: 2,0 pontos
Avaliação: estética dos slides, conteúdo e
apresentação (individual).
Cada grupo deverá:
A)
Pesquisar sobre o olho humano (como é
constituído e para quê serve cada uma de suas partes).
B)
Pesquisar sobre os problemas visuais
(quais são, como/porque ocorrem e quais as possíveis correções).
C)
Apresentar dados estatísticos
(gráfico, quantidade e porcentagens) a partir da entrevista de, no mínimo, 10
pessoas externas ao grupo.
Até as apresentações!
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VÍDEO SOBRE MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA
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TRABALHO- 2º BIMESTRE
1ª
Lei da Termodinâmica / 2ª Lei da Termodinâmica / Entropia
Orientações:
- Valor: 2,0 pontos (2306 – 3,0 pontos);
- Grupo de até 7 pessoas;
- Produção de um vídeo de até 5 minutos contemplando o conteúdo (1,5);
- Entrega de resumo de, no máximo, 2 páginas sobre o conteúdo apresentado (0,5);
- O resumo deve estar formatado da seguinte forma:
- Título do trabalho, nome dos integrantes, turma, da professora e data;
- Alinhamento: Justificado;
- Fonte: Arial;
- Tamanho: 10;
- Margem superior e esquerda: 3 cm / Margem inferior e direita: 2 cm.
Data de apresentação dos
vídeos e entrega do resumo de cada grupo:
* 2302
e 2306 à
22 de junho (sexta-feira)
* 2303,
2304 e 2801 à
25 de junho (segunda-feira)
Tópicos a serem
abordados no vídeo:
* Introdução
* Breve
histórico da Conservação de Energia
* Listar
as principais transformações de energia que conhecemos no nosso dia-a-dia, qual
o equipamento ou processo responsável pela transformação listada;
* Definir
a 1ª Lei da Termodinâmica e o ciclo de Carnot;
* Definir
a 2ª Lei da Termodinâmica e o conceito de entropia;
* Contextualizar
1ª e 2ª Leis;
* Relacionar
o conceito de entropia à degradação ambiental;
* Identificação
do grupo, turma, professora e escola.
***
Atividade avaliativa sobre Dilatação Térmica
Valor: 1,2
Grupo de até 6 alun@s.
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS e IMPRIMI-LAS
***
2º bimestre - início 02/05/2012
Dilatação Térmica
Objetivos:
1.1 Compreender o processo de dilatação térmica em sólidos e líquidos.
1.2 Calcular as dilatações linear, superficial e volumétrica em sólidos.
1.3 Discutir o caráter anômalo da água.
1.4 Compreender a dilatação gasosa.
Máquinas Térmicas
1.1 Compreender o processo de dilatação térmica em sólidos e líquidos.
1.2 Calcular as dilatações linear, superficial e volumétrica em sólidos.
1.3 Discutir o caráter anômalo da água.
1.4 Compreender a dilatação gasosa.
Máquinas Térmicas
Objetivos:
2.1 Compreender o que é uma máquina térmica.
2.2 Compreender as etapas de funcionamento de um motor.
2.3 Apreender e calcular os tipos de transformações gasosas (isobárica, isovolumétrica, isotérmica e adiabática).
2.4 Interpretar os gráficos das transformações gasosas.
2.5 Discutir e compreender a 1ª Lei da termodinâmica.
2.6 Discutir e compreender a 2ª Lei da termodinâmica.
2.7 Discutir a questão da entropia.
2.8 Compreender e interpretar o ciclo de Carnot.
2.1 Compreender o que é uma máquina térmica.
2.2 Compreender as etapas de funcionamento de um motor.
2.3 Apreender e calcular os tipos de transformações gasosas (isobárica, isovolumétrica, isotérmica e adiabática).
2.4 Interpretar os gráficos das transformações gasosas.
2.5 Discutir e compreender a 1ª Lei da termodinâmica.
2.6 Discutir e compreender a 2ª Lei da termodinâmica.
2.7 Discutir a questão da entropia.
2.8 Compreender e interpretar o ciclo de Carnot.
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Conteúdo para a prova bimestral
Turmas 2801, 2302, 2303, 2304 e 2306.
- Como funciona o termômetro?
- Conversão de escalas termométricas (Célsius, Fahrenheit e Kelvin)
- Diferença entre calor e temperatura.
- Processos de transferência de calor (condensação, irradiação e convecção).
- Capacidade Térmica (conceitos e equações)
- Calor específico (conceitos e equações)
- Calor Latente (conceitos e equações)
- Calor Sensível (conceitos e equações)
- Evaporação X Ebulição
Exercícios de Fixação e Aprofundamento
1)
Em
certo instante a temperatura de um corpo, medida na escala Kelvin, foi de 300
K. Decorrido um certo tempo, mediu-se a temperatura desse mesmo corpo e o
termômetro indicou 68°F. A variação de temperatura sofrida pelo corpo, medida
na escala Celsius, foi de:
a) -32°C b)
-5°C c) -7 °C d) 212°C e) 368 °C
2)
Um
turista, ao descer no aeroporto de Londres, observa que o valor da temperatura
indicada por um termômetro graduado na escala Fahrenheit supera em 40 o valor
da indicação de outro termômetro graduado na escala Celsius. A temperatura em Londres
era de:
a) 10ºC b)
14ºC c) 20ºC d) 24ºC e) 28ºC
3)
Na
imprensa americana, certamente a informação inicial de que a temperatura na
cidade de São Paulo aumentou em 2ºC teria a seguinte citação, em graus
Fahrenheit:
a) 0,9. b)
1,8. c) 2,4. d ) 3,6. e ) 4,5.
4)
Numa
garrafa térmica há 100 g de leite à temperatura de 90°C. Nessa garrafa são
adicionados 20 g de café solúvel à temperatura de 20°C. O calor específico do
café vale 0,5 cal/(g°C) e o do leite vale 0,6 cal/(g°C). A temperatura final do
café com leite é de:
a) 80°C. b)
42°C. c) 50°C. d) 60°C. e) 67°C.
5)
Com
o objetivo de melhorar de uma contusão, um atleta envolve sua coxa com uma
bolsa com 500 g de água gelada a 0 °C. Depois de transcorridos 30 min, a
temperatura da bolsa de água atinge 18 °C. Supondo que todo o calor absorvido
pela água veio da coxa do atleta, calcule a perda média de calor por unidade de
tempo, em cal/s.
a) 1 b) 2 c) 3 d)
4 e)
5
6)
Na
aula de Física, o professor entrega aos estudantes um gráfico da variação da
temperatura (em °C) em função do calor fornecido (em calorias). Esse gráfico,
apresentado a seguir, é referente a um experimento em que foram aquecidos 100 g
de gelo, inicialmente a -20°C, sob pressão atmosférica constante. Em seguida, o
professor solicita que os alunos respondam algumas questões. Auxilie o
professor na elaboração do gabarito correto, calculando, a partir das
informações dadas,
a)
o calor específico do gelo;
b)
o calor latente de fusão do gelo;
c)
a capacidade térmica da quantidade de água resultante da fusão do gelo.
Gabarito: 1-C, 2-A, 3-D, 4-A,
5-E, 6- a) 0,5cal/gºC, b) 80cal/g, c) 100cal/ºC.
Calor Latente (detalhado)
Capacidade Térmica X Calor Específico
Todos os objetos, quando recebem a mesma quantidade de energia, sofrem a mesma variação de temperatura? Sim/Não + Por quê.
Para responder a esta pergunta leia o livro da página 41 até a página 43. Também, assista ao vídeo abaixo.
Agora que respondeu à primeira pergunta, responda as que estão listadas abaixo.
Todos
os objetos, quando recebem a mesma quantidade de energia, sofrem a mesma
variação de temperatura? Sim/Não + Por quê.
R.: Não.
Na verdade depende do material (calor específico), da quantidade de calor
recebido/cedido, da quantidade de matéria a ser aquecida/resfriada.
Defina
e diferencie: Capacidade Térmica e Calor Específico.
R.: Capacidade
térmica é o calor necessário para elevar em uma unidade a temperatura de um
corpo (cal/°C). Calor específico é o calor necessário para elevar em uma
unidade a temperatura de um grama (g) de um corpo (cal/g.°C).
Qual
é a unidade de energia no S.I.?
R.: joule
(J)
Como
converter calorias em joules?
R.: 1 cal
~ 4,2 J.
Por
que nos termômetros há mercúrio e não água?
R.: Porque
o calor específico do mercúrio é bem menor que o da água, ou seja, precisa de
um calor/uma energia bem menor para elevar em uma unidade a temperatura de um
grama da substância.
Por
que o deserto é muito quente de dia e muito frio à noite?
R.: Porque
tem pouca água armazenada, uma vez que é a água que favorece a estabilidade
climática ao exigir mais calor para variar sua temperatura.
De
que maneira podemos perceber que houve transferência de energia e quantificar
isto?
R.: Observando
a massa do objeto (alterações em seu volume) e seu calor específico. Podemos
quantificar pela expressão ΔQ (energia recebida/cedida na forma de calor) =C
(capacidade térmica).ΔT (variação da temperatura - kelvin).
Qual
a relação entre capacidade térmica e variação de temperatura de um objeto?
R.: Quanto
maior a capacidade térmica (massa do objeto e calor específico), menor é sua
variação de temperatura.
Cite
o princípio da conservação da energia.
R.: A
quantidade de energia cedida pelos sistemas deve ser igual à quantidade de
energia recebida. (ΔQcedida + ΔQrecebida = 0 à ΔQcedida = ΔQrecebida)
Qual
é a expressão matemática para o calor específico?
R.: c = C/m ou c= ΔQ/m. ΔT ou ΔQ = m. c. ΔT
Qual
a relação matemática entre calor específico e capacidade térmica?
R.: c =
C/m
Como
funciona o calorímetro? Qual sua função?
R.: O calorímetro tem a função de isolante
térmico para reduzir a perda de calor para o ambiente quando queremos descobrir
a temperatura de equilíbrio entre misturas de massas diferentes.
Calor Sensível X Calor Latente
1.Defina e diferencie: Calor Sensível e Calor Latente.
R.: Calor sensível - quantidade de calor necessário para variar a temperatura.
Calor latente - quantidade de calor necessário para provocar mudança de estado.
2.O gelo se funde à mesma temperatura em que a água se solidifica?
R.: Se a pressão for de 1 atm, sim.
3.Sempre que fornecemos energia para um objeto, sua temperatura aumenta? Sim/Não + Por quê.
R.: Depende do tipo de energia: calor sensível ou calor latente.
4.Defina e compare: Calor Latente de Fusão e Calor Latente de Solidificação.
R.: CL de solidificação - cede calor ao se solidificar.
CL de Fusão - recebe calor para se fundir.
5.Qual a relação entre a pureza das substâncias e seu ponto de fusão?
R.: Substâncias puras têm ponto de fusão bem definidos, substâncias amorfas não.
6.Quando fervemos a água surgem bolhas. De onde vêm essas bolhas?
R.: São vapor d'água devido ao rompimento das pontes de hidrogênio.
7.Defina e diferencie: Vaporização por Ebulição e Vaporização por Evaporação.
R.: Mudança de estado líquido para o gasoso de modo turbulento (Ebulição); Mudança lenta de estado e a qualquer temperatura (Evaporação).
8.Por que sentimos frio quando saímos da piscina?
R.: Porque nosso corpo cede energia para que a água sobre a pele evapore.
9.Por que a roupa no varal seca mais rápido quando há vento?
R.: A velocidade de evaporação aumenta.
10.O que é sublimação?
R.: Situação em que a substância passa do estado sólido direto para o gasoso.
11. Defina e compare: Calor Latente de Ebulição e Calor Latente de Condensação.
R.: Le - quantidade de energia cedida por grama necessária para mudar o estado físico de determinada substância.
Lc - quantidade de energia recebida para o mudar o estado físico de 1 g de cera substância. Atividade Interdisciplinar - Termologia
E quem foi que disse que a Física não poderia explicar algumas coisas do corpo humano?
Nesta
primeira aula sobre termologia, discutimos a questão do controle da
temperatura corporal quando se está praticando alguma atividade física a
partir da leitura do artigo da revista Física na Escola, v.9, n.2, 2008 - Temperatura do corpo humano durante a atividade física. Abaixo, estão algumas respostas dadas por vocês, estudantes da 2ª série.
Como o corpo humano mantém a sua temperatura durante a atividade física?
"Todo
aquele que se dedica ao estudo da ciência chega a convencer-se de que
nas leis do Universo se manifesta um Espírito sumamente superior ao do
homem, e perante o qual nós, com os nossos poderes limitados, devemos
humilhar-nos." (Albert Einstein)
Turma: 2306
ResponderExcluir“O modo mais conhecido é através da transpiração, ao praticar um exercício físico a temperatura do corpo sobe e para manter sua temperatura uma parte da umidade da pele evapora, produzindo assim o suor. Além dessa forma existe também a transferência de calor por condução e a irradiação, pois além de irradiar o corpo absorve. O IMC de uma pessoa se for normal não faz diferença na evolução da temperatura.” Daniel
“Bom, nós humanos somos bem engraçados se fizermos exercícios físicos e suarmos nossa mão fica fria, se ficamos nervosos fica fria também às vezes quente, podemos notar também que nossos batimentos cardíacos aumentam, nós nos adaptamos a qualquer temperatura. Bem, quando estamos praticando algum exercício físico nosso organismo fica em constante atividade e o calor produzido nos músculos é transferido para as outras partes do corpo, assim mantendo sua temperatura corpórea. Nosso corpo troca de temperatura dependendo do ambiente em que estamos e da atividade física que estamos praticando, por isso ocorre o processo de distribuição de temperatura para os diferentes órgãos e sistemas.” Maria José A.B.
Turma: 2801
“A temperatura corporal do ser humano é em torno de 36,5 °C, ou seja, homeotérmico, pois não há grande variação disto. Durante a atividade física o corpo tem que usar de alguns meios para manter tal temperatura. Um desses meios que o corpo utiliza é o suor, pois quando a pele atinge uma temperatura de cerca de 37 °C, suamos. Há também o modo de condução, ou seja, o calor é transferido através da pele, de molécula a molécula, e aquece o ar a sua volta. Também o corpo irradia energia na forma de ondas eletromagnéticas.” Eduardo Costa
“Eu entendi que o corpo humano mantém sua temperatura durante a atividade física, quando a pessoa transpira, porque ela faz a vaporização da água para tirar o calor do corpo. Mesmo se a pessoa estiver com a atividade física muito intensa a transpiração consegue estabilizar sua temperatura, foi isso o que eu entendi.” Andressa Cristina
Turma: 2302
ResponderExcluir“O ser humano consegue manter a temperatura do seu corpo, na faixa de 36,5 °C, mesmo com as diferenças de temperatura do ambiente. Quando o corpo não está em repouso, como por exemplo, no instante em que uma pessoa anda de bicicleta, o calor interno aumenta, então o corpo encontra uma forma de liberá-lo, transfere o mesmo pelo o organismo e o organismo transfere para o meio ambiente, através das transpirações. Por isso que o corpo humano consegue manter a sua temperatura de 36,5 °C.” Julia R.R.
“O corpo humano consegue manter a sua temperatura porque ele é homeotérmico. Quando a pessoa está fazendo algum tipo de exercício físico a velocidade da produção de calor aumenta aí o calor se transfere através da circulação do sangue para dentro do organismo, a temperatura vai se acumulando desencadeando reflexos fisiológicos que promovem uma transferência de calor de dentro para fora (pele) que é deslocado para o meio ambiente.” João Naziozeno.
Turma 2304
“O corpo humano troca calor com o ambiente através dos processos de condução, irradiação e transpiração. A transpiração é a ferramenta básica do organismo para a manutenção de uma temperatura corporal aproximadamente diário. Ele acontece quando a temperatura externa é maior do que a temperatura corporal e quando o calor é gerado internamente por causa da realização das atividades físicas, acontece um aumento da taxa com que o corpo perde calor para o ambiente. Observaram que não só aumentou a temperatura do corpo com a intensidade física feita por uma pessoa, mas também a relação entre a frequência cardíaca e a temperatura destacando uma defasagem que ocorre na diminuição delas.” Gabriela V.
“O ser humano possui uma capacidade de manter o equilíbrio de temperatura no corpo, até mesmo ocorrendo variações no ambiente em que ele se encontra. Quando uma pessoa pratica exercícios, no corpo humano ocorre uma troca de calor com o ambiente, através da condução, irradiação e transpiração, mantendo equilíbrio de calor.” Maurício P.S.
Turma 2303
“A energia liberada pelo funcionamento normal dos órgãos internos e pelos músculos durante a atividade física, a transferência de calor por condução ocorre na medida em que o corpo, a temperatura maior do que o ambiente transfere energia através da pele e aquece o ar a sua volta.” Aessa
“Para manter a temperatura, o corpo utiliza três mecanismos: condução, irradiação e transpiração. Assim, o calor é espalhado pelo corpo através da corrente sanguínea e é repassado para a pele, que dispersa essa calor para o ar. E para manter a temperatura da pele, e fazer com que o calor se disperse mais facilmente, o corpo transpira.” Aurélio R.C.
" A nossa temperatura não fica estabilizada o dia inteiro ela sobe a tarde às 17:00 ou 18:00 e vai caindo de madrugada.Então quando realizamos algum exercício físico é necessário que três mecanismos:radiação( que é a troca de calor entre o corpo e os outros corpos materiais através de emissões radioativas) condução(que é o calor transferido entre o corpo e os objetos (vestimentas) através do contato físico direto. Normalmente é pequeno devido à baixa condutibilidade das vestimentas e através da transpiração (suor).Por isso é necessário que elas ocorram para estabilizar ou torna a nossa temperatura sempre equilibrada".Jéssica Caroline.
ResponderExcluirBoa sua resposta, Jéssica. Não apenas nossa temperatura cai no final do dia, geralmente, nossa pressão também. Por isso sentimos sono à noite... Abraços!
ExcluirAchei um site que você vai gostar, e um sistema solar online em 3d, estrelar entre outros http://www.solarsystemscope.com/ passa lá- Gabriel 2303
ResponderExcluir