INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA
Se a
corrente elétrica é capaz de produzir campo magnético, pode o campo magnético
gerar corrente elétrica? SIM, um campo magnético variável induz uma corrente
elétrica e vice-versa.
Indução Eletromagnética é o fenômeno que consiste no
aparecimento de uma corrente elétrica em uma espira quando há movimento
relativo entre a espira e um ímã. A corrente recebe o nome de corrente induzida
- a qual aparecerá sempre que houver variação do fluxo da das linhas de campo
através da área limitada pelo circuito, seja pela variação da intensidade B da
indução, ou pela variação da área ou do ângulo que B faz com a normal à área no
decurso do tempo.
Fluxo magnético – mede o número de linhas de indução
que atravessa a área A de uma espira imersa no campo magnético. Unidade de
medida: T. m²
Lei de Faraday – toda vez que o fluxo magnético
através da área limitada por um circuito fechado variar com o decorrer do
tempo, será induzida uma corrente nesse circuito.
O
sinal negativo na expressão da Lei de Faraday descreve o resultado conhecido
como Lei de Lenz – a corrente
elétrica induzida produz efeitos opostos a suas causas. Mais especificamente,
estabeleceu-se que o sentido da corrente elétrica induzida é tal que o campo
magnético criado por ela opõe-se à variação do campo magnético que a produziu.
A
intensidade da corrente (i) corresponde à divisão entre a força eletromotriz
induzida e a resistência elétrica do filamento da lâmpada (lei de Ohm) à i
= ε/R.
CONTEÚDOS:
- Eletromagnetismo (Indução eletromagnética e Ondas eletromagnéticas)
- Física Moderna: a instabilidade do núcleo atômico.
OBJETIVOS:
Compreender
a trajetória histórica do conceito de eletromagnetismo.
Compreender
o conceito de Indução Eletromagnética.
Discutir
algumas aplicações das ondas eletromagnéticas.
Apropriar-se
das leis de Lenz e de Faraday.
Discutir
conceitos: força eletromotriz, fluxo de campo magnético e de corrente induzida.
Discutir
e compreender o funcionamento das usinas a partir do conceito de indução.
Identificar
e diferenciar as ondas eletromagnéticas.
Discutir
as alterações que ocorrem no núcleo atômico.
Compreender
fusão nuclear e fissão nuclear.
Discutir
o conceito de força nuclear.
Compreender
a teoria da relatividade restrita.
DIVISÃO DOS PONTOS – 4º bimestre:
1,0 – Frequência e participação
1,0 – Vistos
2,0 – Trabalho 1 (a definir)
2,0 – Trabalho 2 (a definir)
4,0 – Simulado
Texto e Interpretação
– p. 127
A imagem no tubo de
TV e no monitor do computador
Atividade: fazer um breve resumo (10 linhas, no
mínimo) do texto que se inicia na página 127 e responder as 6 questões da página
128.
INDIVIDUAL
VALOR: 0,5
3º bimestre - início 01/08/2012
Conteúdos
- Bússolas e ímãs
- Campo magnétido de um ímã e campo magnético terrestre
- Eletroímãs: fio retilíneo, espira circular, solenóide.
- Força magnética.
- Física Moderna no cotidiano - Introdução
- Radioatividade
Objetivos
- Apropriar-se do processo histórico da descoberta do magnetismo.
- Compreender o funcionamento e as propriedades de bússolas e ímãs.
- Discutir e apropriar-se do conceito de Campo Magnético.
- Compreender o funcionamento e a aplicação dos eletroímãs.
- Calcular o campo magnético em: fio retilíneo, espira circular e solenoide.
- Apropriar-se da regra da mão direita.
- Compreender e matematizar o conceito de força magnética.
- Vivenciar a resolução de exercícios de vestibulares e do ENEM
- Compreender o contexto histórico do surgimento da física moderna.
- Identificar e compreender a física moderna no dia-a-dia.
- Compreender o avanço tecnológico que vai da bomba atômica à radioterapia.
- Discutir sobre Radioatividade
***~~~~***
Imãs e Campo Magnético
Desde a antiguidade se conhecia um mineral,
hoje denominado magnetita, composto basicamente por óxido de ferro (Fe3O4)
que possuía propriedade de atrair alguns minerais como o ferro, o níquel e o
cobalto e pedras de óxidos de ferro são denominadas de imãs naturais.
Essa propriedade recebe o nome de magnetismo e as
regiões do imã onde as propriedades magnéticas são mais intensas são
denominadas de polos do imã.
Formatos dos imãs:
Polos de mesmo nome se repelem e polos
de nomes opostos se atraem:
O que você deve saber
Imã atrai ferro independente da polaridade:
Observe que a força de atração entre um imã e
um pedaço de ferro ou as forças de atração ou de repulsão entre dois imãs não é
de origem elétrica, pois os corpos não estão eletrizados. Trata-se de forças
magnéticas e que obedecem ao princípio da ação e reação (terceira lei de
Newton), pois tem a mesma intensidade, mesma direção, mas sentidos opostos.
Bússola – Trata-se de uma agulha magnética
colocada na posição horizontal, suspensa pelo centro de gravidade, indicando sempre
a direção norte-sul.
A Terra se comporta como um grande imã onde o
polo Sul magnético está aproximadamente localizado no polo Norte geográfico e
vice versa.
Se você pendurar um imã em forma de barra pelo
seu centro ou observar a agulha magnética de uma bússola você verá que seus polos
ficam sempre alinhados na direção norte-sul.
O polo que indicar o polo norte geográfico recebe o
nome de polo norte e estará indicando o polo sul magnético da Terra. O polo que
indicar o polo sul geográfico recebe o nome de polo sul e estará indicando o polo
norte magnético da Terra. Tudo isso ocorre porque polos de mesmo nome se
atraem.
Observação: O polo Norte geográfico não coincide
exatamente com o polo Sul magnético, distando um do outro aproximadamente
1.900km.
Se você partir um imã conforme a figura
abaixo, a força entre eles será de repulsão.
Veja a situação da figura abaixo onde o imã
atrai os dois pregos. O imã imanta (ordena os imãs elementares de cada prego)
por influência, determinando suas polaridades da maneira indicada.
Relação entre a imantação e os imãs elementares
– uma barra, por exemplo, de ferro, pode encontrar-se:
As substâncias que se
imantam intensamente e que são atraídas facilmente pelos imãs (permitem a
orientação de seus imãs elementares) recebem o nome de substâncias ferromagnéticas
(ferro, níquel, cobalto, e certas ligas metálicas como o aço), ao contrário das
substâncias paramagnéticas (seus imãs elementares não são facilmente
orientados) e esses materiais são fracamente atraídos pelos imãs, como, por
exemplo, o alumínio, o magnésio, o cromo, a platina, o ar, etc.
Quando aquecemos um imã,
submetendo-o a altas temperaturas, seu imãs elementares sofrem agitação e se
desorientam completamente, fazendo-o perder as propriedades magnéticas. Essa
temperatura é chamada temperatura Curie e varia para cada substância
ferromagnética. Para o ferro ela é de 770oC e para a magnetita 580oC.
A localização dos polos de
um imã depende de sua forma geométrica, mas sempre se localizam em oposição em
relação a um plano de simetria, como você pode observar nas figuras abaixo.
Campo magnético
Um imã origina numa região ao seu redor um
campo magnético (B), o que se pode comprovar
colocando nessa região um corpo com propriedades magnéticas e observando que
sobre ele surge uma força de origem magnética.
A trajetória dessas partículas
representa as linhas de indução do campo magnético (figura I).
Essas linhas de indução também podem ser
visualizadas colocando-se sobre o imã minúsculas partículas (limalhas) de ferro
e elas se distribuirão conforme a figura II.
O que você deve saber
Por convenção, as linhas de indução “nascem”
no polo norte e “morrem” no polo sul.
O vetor campo magnético B é sempre tangente às linhas
de indução em cada ponto. Observe na figura a representação dos vetores B1, B2, B3 e B4, localizados nos pontos P, Q, R e
S.
Uma agulha magnética (por exemplo, de uma
bússola) terá em cada ponto seu polo norte apontando sempre no sentido de B, conforme indicado nos pontos P,
Q, R e S da figura acima.
Perto dos polos, onde o campo magnético B tem maior intensidade, a
concentração das linhas de indução é maior, conforme você pode observar na
figura.
São sempre linhas fechadas e por isso nunca
se cruzam. Fora do ímã, as linhas saem do polo norte e se dirigem para o polo
sul; Dentro do ímã, as linhas são orientadas do polo sul para o polo norte.
Analise na figura abaixo as linhas de indução
do campo magnético terrestre e observe que a agulha magnética de uma bússola
tem a propriedade de se alinhar de acordo com as linhas do campo geomagnético.
Analisando a figura onde estão representadas estas
linhas, observe que o polo sul do ponteiro das bússolas aponta para o polo Sul
geográfico, porque o Norte geográfico corresponde ao Sul magnético.
Entre os polos de um imã em forma de U, o
campo elétrico é praticamente uniforme (veja figura acima).
Influência de um campo magnético uniforme sobre
um imã – Os imãs da figura abaixo estão colocados no interior de um campo
magnético uniforme. Considere somente as ações magnéticas e classifique, em
cada caso, o tipo de equilíbrio.
Os imãs se orientam sempre com o polo norte no sentido
de B, ou seja, para a direita. Assim no polo
norte surge uma força puxando-o para a direita e no polo sul surge uma força
puxando-o para a esquerda. Na figura 1, se você tirar um pouco o imã da posição
em que ele se encontra, ele girará, pois está em equilíbrio instável até
atingir o equilíbrio estável (polo norte para a direita) --- Na
figura 2, se você tirar um pouco o imã da posição em que ele se encontra, ele
retornará a ela, pois está em equilíbrio estável ---
Na figura 3, ele está em equilíbrio instável, pois girará de 90o
no sentido anti-horário até atingir o equilíbrio estável.
***~~~~***
2º bimestre - início 02/05/2012
Eletrodinâmica
Objetivos:1.1 Associar resistores em paralelo, em série e de modo misto.
1.2 Compreender o efeito joule.
1.3 Compreender o que é curto-circuito.
Eletrostática
Objetivos:2.1 Compreender a história do átomo.
2.2 Identificar materiais condutores e isolantes.
2.3 Compreender e diferenciar os processos de eletrização.
2.4 Compreender o conceito de campo elétrico.
2.5 Compreender e matematização o conceito de força elétrica.
2.6 Compreender e matematizar a Lei de Coulomb.
2.7 Compreender e matematizar o conceito de Tensão ou Diferença de Potencial (ddp).
2.8 Compreender o conceito de Potencial Elétrico.
2.9 Discutir o modelo de corrente elétrica nos metais.
2.10 Diferenciar corrente contínua de corrente alternada.
Objetivos:1.1 Associar resistores em paralelo, em série e de modo misto.
1.2 Compreender o efeito joule.
1.3 Compreender o que é curto-circuito.
Eletrostática
Objetivos:2.1 Compreender a história do átomo.
2.2 Identificar materiais condutores e isolantes.
2.3 Compreender e diferenciar os processos de eletrização.
2.4 Compreender o conceito de campo elétrico.
2.5 Compreender e matematização o conceito de força elétrica.
2.6 Compreender e matematizar a Lei de Coulomb.
2.7 Compreender e matematizar o conceito de Tensão ou Diferença de Potencial (ddp).
2.8 Compreender o conceito de Potencial Elétrico.
2.9 Discutir o modelo de corrente elétrica nos metais.
2.10 Diferenciar corrente contínua de corrente alternada.
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Conteúdo para a prova bimestral - Turma 3304
- Componentes do Circuito Elétrico
- Consumo de Energia Elétrica
- Corrente Elétrica
- Resistência Elétrica
I SEMANA DE CIÊNCIA E
TECNOLOGIA à Atividade – Valor:
1,5 ponto.
Atenção! Tod@s @s alun@s devem participar das
palestras que ocorrem ao longo da semana científica. Até o dia 19 de abril
(quinta-feira), deverão postar no Blog
um relatório detalhado de cada dia da semana (2ª a 6ª) da I Semana de
Ciência e Tecnologia contendo as seguintes informações: Nome d@ alun@, Turma, 2ª: relatar o que
mais lhe chamou atenção e o porquê. Repetir a atividade para os demais dias: 3ª, 4ª, 5ª e 6ª.
Aqueles que não têm condições de
acessar internet fora da escola, devem passar na coordenação e pegar
autorização para utilizar o Laboratório de Informática no contra-turno. Ou
então, pedir a algum colega que poste o comentário para você.
Caso comprove que
trabalha no período matutino, deverá elaborar uma pesquisa sobre: 1. Tipos de energia (solar, eólica,
elétrica, maremotriz, nuclear) 2.
Dicas de conservação de energia e água. 3.
Cidadania e responsabildiade sócio-ambiental. 4. Educação Ambiental (Postar
a pesquisa no Blog até o dia 19 de abril).
***
Sobre a Corrente Elétrica
A eletricidade nossa de cada dia...
Compreendendo a corrente elétrica...
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Aula inicial sobre Aparelhos elétricos e Circuito Elétrico
***
Além do modo tradicional, você sabe quais são as outras possibilidades de se ingressar em um curso superior de modo gratuito? Não? Então conheça um pouco mais sobre o Sisu e sobre o Prouni.
O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
O processo seletivo do Sisu 1º/2012 selecionará candidatos para
ingresso em cursos com vagas para o ano letivo de 2012 (1º e 2º
semestre).
Quem pode participar?
Para se inscrever no Sisu 1º/2012 é preciso ter feito a prova do Enem
2011, com nota diferente de zero na redação. É preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha no Enem 2011. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha cadastrados em outras edições do Enem.
O que é o Prouni?
É um programa do Ministério da Educação, criado
pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em
instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e
sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem
diploma de nível superior.
Para mais informações, acesse:
http://sisu.mec.gov.br/inicial
http://prouniportal.mec.gov.br/
*****************
A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro. (Albert Einstein)
Bem vind@s ao ano letivo de 2012!
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