Seguidores

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vamos trocar ideias... Coloque a sua resposta!

Por que o forno micro-ondas não aquece alguns objetos? E por que não devemos colocar objetos metálicos nele?

4 comentários:

  1. Primeiramente, porque superfícies de metal refletem as micro-ondas, causando uma espécie de blindagem que impede que as ondas atinjam as moléculas líquidas. A outra razão é que o campo elétrico presente no interior do forno provoca o surgimento de correntes elétricas nos metais, os quais acabam sendo carregados e aquecendo rapidamente. Assim, se houver algo como um pedaço de papel ou qualquer outra coisa que possa pegar fogo dentro do micro-ondas, pode ser ocasionado um incêndio.Só me recordara dessa, Gabriel 101, vi em um episodio de uma serie a explicação rsrsr...

    ResponderExcluir
  2. Legal sua resposta, mas será que está correta? Alguém tem outra ideia para expôr?

    ResponderExcluir
  3. O forno de micro-ondas é utilizado para aquecer os alimentos, que aumentam a energia interna das moléculas, possibilitando que a haja um aumento da temperatura. Lembrando que esse conceito vale somente para as moléculas assimétricas. No caso de pratos e potes, como são formados por moléculas estruturalmente simétricas, o aquecimento é menor. Quando se coloca um alimento no prato, ao ser retirado do forno de micro-ondas, o prato não está quente. Sabe por quê? Porque não existe relação do micro-ondas e o aquecimento e sim do prato com o alimento aquecido.

    Não devemos colocar objetos metálicos no forno de micro-ondas, exatamente o que o colega falou: superfícies metalizadas refletem no eletrodoméstico, impedindo as ondas de atingir as moléculas líquidas. Não podemos nos esquecer que o campo elétrico existente no forno de micro-ondas faz com que surjam correntes elétricas nos metais, no qual acabam sendo carregados e aquecem rapidamente, provocando um incêndio posteriormente.

    ResponderExcluir