Seguidores

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Objetos do Sistema Solar e Fases da Lua


Objetos do Sistema solar

A Terra faz parte da família de planetas do Sol, conhecida como Sistema Solar. Os objetos do sistema solar são conhecidos como corpos celestes: planetas, satélites, estrelas e cometas.

Planetas, Satélites, Cometas e Estrelas

Planetas: São astros iluminados pelo Sol (pois não possuem luz própria, como as estrelas) que giram ao redor do Sol.

Planetas Telúricos: São densos, têm uma composição rochosa e não têm anéis. São compostos principalmente por minerais, como o silicato, que forma o manto e a crosta desses planetas, e metais, como o ferro e o níquel, que formam os núcleos destes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.



Planetas Gasosos: Estes planetas são corpos compostos maioritariamente por gases (Hidrogénio, Hélio, Metano) possuindo um pequeno núcleo sólido rochoso no seu interior. Existem quatro: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.



Planetas anões: Um planeta anão orbita em volta do Sol, porém, não tem uma órbita desimpedida, orbitando juntamente com milhares de outros pequenos corpos celestes. Hoje, Plutão, Ceres, Éris, Makemake e Haumea são considerados planetas anões.



Satélites: São corpos celestes que vagam no espaço ao redor de outros, o exemplo mais comum de satélite natural é a Lua, que gira ao redor da Terra.


Planetas e número de satélites: Mercúrio (0) Vênus (0) Terra (1) Marte (2) Júpiter (16) Saturno (18) Urano (15) Netuno (8).
  
Estrelas: São corpos celestes luminosos formados de plasma e gases quentes que emitem radiação eletromagnética, em especial a luz, como resultado das reações que ocorrem em seu interior. 

A temperatura de cada uma está intimamente relacionada com a sua coloração. Estrelas mudam de cor com a idade. As estrelas azuladas, por exemplo, são as mais quentes e as mais frias são mais avermelhadas.

Cometa: é um corpo menor do sistema solar que orbita o Sol. Quando se aproxima do Sol, um cometa passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar sobre o núcleo cometário. Os núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de alguns quilômetros até algumas dezenas de quilômetros.

As estrelas cadentes não são estrelas, e sim 'faíscas' de choques entre meteoritos no Espaço que resultam em feixes de luz, que ficam vagando no céu e nos dão impressão de que é uma estrela caindo.


FASES DA LUA

Leia a História em Quadrinhos (HQ) “Mazim e sua Turma – As fases da Lua” para realizar as atividades abaixo:

1 – Escreva um texto, no seu caderno, explicando de que maneira ocorrem as fases da Lua.
2 – Após explicar, em seu caderno, complete (também em seu caderno) o esquema abaixo escrevendo o nome de cada Fase da Lua e desenhando-a corretamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário