Seguidores

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Por que me tornei um Físico?

Bem-vindo. E parabéns! Estou encantado com seu sucesso. Chegar aqui não foi fácil, eu sei. Na verdade, suspeito que foi um pouco mais difícil do que você imagina.  Para início de conversa, para você estar aqui agora, trilhões de átomos agitados tiveram de se reunir de uma maneira intricada e intrigantemente providencial a fim de criá-lo. É uma organização tão especializada e particular que nunca antes foi tentada e só existirá desta vez. Nos próximos anos (esperamos), essas partículas minúsculas se dedicarão totalmente aos bilhões de esforços jeitosos e cooperativos necessários para mantê-lo intacto e deixá-lo experimentar o estado agradabilíssimo, mas ao qual não damos o devido valor, conhecido como existência. (Breve História de Quase Tudo - Bill Bryson)


Sejam tod@s bem vind@s ao nosso espaço de interação extra-classe!


TURMAS DA 1ª SÉRIE
Nesta primeira atividade do ano, vocês deverão postar aqui o que vocês compreenderam dos textos lidos em sala a respeito de diversos físicos. Todos contam de que maneira surgiu o interesse pela Física. 
Não esqueçam de colocar a sua Turma e seu Nome, ok?

Objetivo: Avaliar a capacidade de síntese e argumentação a partir da leitura de textos relacionados à Física.

9 comentários:

  1. Por que tornei um FÍSICO?


    O menino só tinha 10 anos é já se interessava por livros sobre cientistas. O primeiro livro que o garoto leu foi “CAÇADORES DE MICRÓBIOS” este livro falava sobre cientistas que pesquisavam sobre doenças que os germes causavam. Depois o menino foi se interessando por o autor: ALBERT EINSTEIN. Depois que já estava no ensino médio ele foi descobrir que a ciências é inacreditável é que resolve pequenos problemas. É descobriu que o dia e a noite e de que forma funciona o sistema solar.

    Isabela Gomes Parente
    turma:1303
    sala:07

    ResponderExcluir
  2. Por que me tornei um Físico?


    O interesse do menino veio da leitura de livros sobre os cientistas, aos 10 anos ele leu um livro chamado “Caçadores de Micróbios”, que falava da história de como os cientistas resolviam problemas pra provar que as doenças eram causadas por germes.
    Depois ele leu um livro escrito por Albert Einstein, no qual a ciência era comparada com uma historia de detetive em que alguém era assassinado.
    No ensino médio, descobriu que a ciência possuía outra inacreditável e maravilhosa característica. Ele também descobriu que fazer parte de um grupo de cientistas era a vida mais empolgante que se pode imaginar.

    Jacinta Eulalia A. Magalhães
    Turma:1303
    Sala:07

    ResponderExcluir
  3. Por que me tornei um FÍSICO?


    No texto, fala sobre o homem guando ele viu a lua pela primeira vez e ele usava lasers para operas o principio de emissão estimulada isso liberou um sistema molecular e atômico que fez a distribuição dos campos, podem observar que radiação eletromagnéticos passei várias utilidades, o uso do lasers fez com que ele aproximasse o luz de pequeno tamanho por grandes distâncias. Também no texto é citado que o lasers tem muitos importância nas indústrias para cortas e perfurar metais, outros fatos são citados no texto sobre várias pesquisa científicas do lasers.

    Amanda Carvalho Silva
    Turma:1303
    sala:07

    ResponderExcluir
  4. O texto fala sobre o interesse de Leon Lederman pela ciência,pelo que ela mais se recorda,veio das leituras sobre os cientistas. Ele tinha 10 anos quando deu sobre biólogos um livro chamado " caçadores de micróbios " que falava de cientistas que resolveram problemas pra provar que a doença era causada por vermes. O que ele mais se lembra e de enigmas criadas por uma certa doença, e através de um trabalho cuidadoso e de " ideias " cientistas foram capazes de concretar essa doença a um microbio, um assassino observado apenas por um microscópio

    Paulo Gonçalves Guimarães Freitas
    Turma: 1303
    Sala: 07

    ResponderExcluir
  5. Pq me tornei um fisico ? Michael Berry

    No texto em que eu li fala um pouco sobre como se foi inventado o toca CD. O toca CD hoje em dia voçe pode o levar para qualquer luga , antes para ouvi uma música voçê do escutaria ela se fosse ao vivo , mais hoje podemos ter a liberdade de ouvirmos em qualquer lugar parte do mundo . Dentro do toca CD existe um laser nao foi descoberto acidentalmente , foram anos de muitos conhecimento para chagar a essi pequeno lazer.
    So que os cientistas nunca poderia ter sonhado ,é que 50 anos depois outros cientistas criariam uma nova forma de luz pura e brilhante .Mas para desenvolver o laser voçê não presiza ser um engenheiro ou fisico mais sim estudar matematica português e todas akellas materia que hoje estudamos .Hoje a maioria dos fisicos sao mulheres .

    Thais Sthefany Soares Dos Santos

    Turma : 1303

    Sala :07

    ResponderExcluir
  6. O texto fala pela imagem dos cientista se passada de forma errada, acabam afastando jovens da profissão, mas para ser físico não precisar ser excelente basta ter competente, e mostra suas idéias e claro se você estiver em um grupo elas talvez não possam ser usadas, também se estiver trabalhando em experimentos eles possam ser descobertos antes que você o termine mais física tem que busca suas idéias e seus interesses,passa horas em laboratórios onde se possa aprofundar no assunto, e onde descobrir experimentos novos e terá varias vantagens se suas idéias derem certo !

    Thaís Holanda lima
    Turm: 1303
    Sala: 07

    ResponderExcluir
  7. ''Eu fui engenheiro quimico antes de me torna-me um fisico . Tenho uma visao mecanica do universo . Competente em matematica , mas nao excelente , portanto tornei-me um experimental . Especulo sobre experimento que possam ser interessantes , mas nao faço trabalho em teiorias . Voce nao precisa ser um genio em matematica ou um mecanico habilidoso. Nem sempre e possivel usar suas proprias ideias voce pode ser parte de um grupo cientifico maior , com objetivo bem definido mas e sempre mais divertido trabalhar nas suas proprias ideias . Em muitas areas da ciencia o desenho e construçao do aparato experimental moderno que tornou-se um trabalho de dedicaçao integral , assim como fazer trabalho teorico e original .''


    Nayara Rocha de Carvalho
    Turma; 1303
    Sala ; 07

    ResponderExcluir
  8. O texto fala sobre Leon Lederman e o seu interesse pela ciência,
    ele tinha apenas 10 anos quando leu seu primeiro livro sobre biólogos,o livro se chamava "Caçadores de micróbios".Leu tbm um livro escrito por Albert Einstein, onde a ciência era comparada com uma historia de detetive em que ocorria um assassinato.Ao chegar no ensino médio descobriu que a ciência era mais inacreditável e maravilhosa do que ele podia imaginar.
    No texto é citado também que ao olhar a lua pela primeira vez ele usou lasers,que liberou um sistema molecular e atômico que fez a distribuição dos campos,podendo assim observar que a radiação eletromagnéticas passou a ter várias utilidades, o uso do lasers fez com que se aproximasse a luz de pequenos tamanhos por grandes distâncias.

    Maryane Ribeiro Sales
    Turma:1303
    Sala:07

    ResponderExcluir
  9. Entendi que o texto fala sobe a imagem popular de um cientista e de como se faz a ciência esta muito longe da realidade e isto é uma das razoes pelas quais tantos jovens se afastam da carreira de cientista. A ciência não e isso que os jovens pensa a ciência e muito mas e também a ciência que descobri varias coisas interresates no mundo entendi isso sobre a ciência.

    Ariel Batista Tavares
    Turma: 1303
    Sala: 07

    ResponderExcluir