Seguidores

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MITOS DA CRIAÇÃO

O universo sempre existiu ou teve um começo? Se teve um começo, o que existia antes? Por que o Universo é assim? Terá um fim?

     O Mito, a Filosofia, a Religião e o Conhecimento, através das Ciências, sempre buscaram dar uma resposta às questões anteriormente levantadas. A busca de resposta para esse tipo de indagação sempre foi uma das preocupações do pensamento humano.
     Ao longo da história da Humanidade tem-se feito um grande esforço para descobrir de onde veio tudo que existe e compreender a organização do Universo. Para podermos avaliar o momento atual de nosso conhecimento temos que entender todas as fases pelas quais já passou o pensamento humano, e não podemos nos limitar às pesquisas mais recentes, nem apenas à ciência. Temos que recorrer ao passado mais distante possível e acompanhar a grandiosa aventura intelectual da Humanidade. Em algum momento de sua história, todas as civilizações se fizeram as mesmas perguntas e cada um teve sua própria cosmologia, sua interpretação de como se fez o Universo e como ele evolui.
     Todos os povos contaram com a mesma base: o movimento visível do Sol, da Lua, das estrelas e dos planetas. Todos observaram o mesmo céu, mas as relações que estabeleceram entre suas observações e as características do lugar onde viviam deram origem a diferentes concepções do Universo, muitas delas convertendo-se em Mitos. 
     Os Mitos são a primeira forma que o Homem teve para explicar os fenômenos astronômicos e refletem uma vontade de encontrar explicações para os fenômenos astronômicos e refletem uma vontade de encontrar explicações para os fenômenos naturais. Esse desejo inerente ao homem é o mesmo que o tem levado a descobrir os princípios científicos que relacionam os objetos celestes, explicando sua origem, inclusive da Terra.
     Mais do que nenhuma outra área, as teorias sobre a origem são tradicionalmente polêmicas e apresentam intensas implicações sociais. O que se sabe da origem do mundo, da vida, da Humanidade influencia nas atitudes e nos comportamentos. A crença de cada uma altera, às vezes, os juízos, chegando até o ponto de provocar resistências persistentes. Como se diz o provérbio: “Tudo é conforme a cor do cristal com que se olhar”. Por isso, pretender possuir uma teoria da criação significaria poder relacionar algo (o Universo) com nada e isso não está ao alcance do modo de proceder científico. Nossas pretensões são mais modestas.

OBJETIVO: Apropriar-se da história da Astronomia.
ATIVIDADE: Assita aos vídeos abaixo que tratam de 4 Mitos de criação - Nórdica, Grega, Yorubá e Mitos da América Latina. Em seguida, anote em seu CADERNO um pequeno RESUMO de cada vídeo para discutirmos em sala.

                                                                  Mitologia Nórdica

                                                                 Mitologia Grega

                                                                   Mitologia Yorubá

                                                          Mitos da América Latina


ATENÇÃO! Os vídeos abaixo não são para resumo, são apenas para que assistam e conheçam um pouco mais sobre a história da Astronomia e da Gravitação.


                                                                             Parte 1


                                                                         Parte 2




Um comentário:

  1. na mitologia, grega fala como q surgiu o mundo, comesando com caos q surgiu a personificação da terra, gaia teve três filhos. Fala tbm de crono q se cosou com reia e teve filhos no qual os engolia comedo de un deles o trair, seu ultimo filho Zeus foi salvo pela sua mae numa armadilha e derotou seu pai tirando seus irmão do seu estômago, travou uma guerra com os titã na qual ganhou, recebendo cada um uma arma a arma mais poderosa era de Zeus, um raio e se tornou senhor de todos os deusese uma nova era. Zeus se casa com Hera deusa do deuses, zeus teve varios filhos com varias mulherese muitos de seus filhos se tornaram os deuses do olmpo.

    ResponderExcluir